Difícil é achar as Cobáias


O futuro distante parece estar mais próximo. Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, conseguiram fazer com que seus pacientes controlassem o cursor de um computador apenas com o poder do pensamento.
O grupo, liderado pelo Dr. Eric Leuthardt, usou uma técnica chamada eletrocorticografia (ECoG), utilizada para pesquisar as regiões do cérebro responsáveis pela epilepsia. No estudo, quatro pacientes, entre 36 e 48 anos, tiveram eletrodos implantados diretamente no cérebro para registrar os impulsos aos estímulos a que foram submetidos.
Uma lista de palavras foi dada a este grupo, e cada palavra correspondia a uma ação para movimentar o cursor do computador. Pensar na palavra “ah”, por exemplo, movimentava o cursor para a direita. As palavras “ee”, “oo” e “eh” moviam o cursor para cima, para baixo e para a esquerda, respectivamente.
Por meio dos sinais emitidos pelos eletrodos, que foram processados e armazenados em um computador, os cientistas concluíram que o cérebro é capaz de controlar o cursor com mais de 90% de precisão.
“É emocionante e dá um pouco de medo pensar na leitura de mentes, mas existe um potencial incrível para as pessoas que não podem se comunicar”, disse Leuthardt, que prevê que a descoberta poderá ser aplicada para pessoas com mobilidade limitada ou que perderam a voz devido a uma lesão cerebral.
Fonte: Galileu

Esse post foi publicado em Noís é curtura. sô., Revistas e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Difícil é achar as Cobáias

  1. caralho…
    muito interessante… mas tipo.. têm riscos?
    o motivo pelo falta de cobaias.. rsrsrs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s