32 Maneira “eficientes” de proteção ao–PC

Achei essas dicas no GIZMODO Brasil que leio diariamente que também aconselho quem gosta do mundo tech é uma boa dica de leitura diaria.

“Proteja seu PC Desktop

Instalar um software de segurança forte e atualizado é de praxe. Mas é preciso de muito mais que isso para defender o epicentro de sua vida digital.

Mantenha seu sistema operacional atualizado

As pessoas podem ser tão sem noção quanto aqueles personagens que vimos nos filmes? Infelizmente, você não precisa de mais evidências do que um usuário comum de que esse clichê existe. Mesmo que ele ou ela saiba que uma atualização do sistema é tão crítica como, sei lá, pregar placas de madeira nas janelas no caso de um apocalipse zumbi, muitos escolhem ignorar as atualizações até que algo entre e coma o cérebro deles.

O passo de segurança mais básico que usuários de PC devem tomar – independente do SO – é instalar as últimas atualizações. Sim, nós sabemos que isto pode ser bem chato especialmente quando os updates são maiores do que o SO original – mas é necessário para tapar os buracos que podem ser usados por hackers para se infiltrar no seu PC.

Abandone o Windows XP

Windows XP foi um ótimo sistema operacional, mas já tem 10 anos e é um alvo popular de ataques. Por quê? Ele não é tão seguro quanto seus sucessores. E também é onde a grana está – literalmente – com 51% dos computadores do planeta usando-o. Muitos ataques têm como alvo o XP e ignoram Windows Vista e Windows 7 completamente.  A menos que você goste de fuçar o seu SO o dia todo, nós recomendamos que você dê ao XP a merecida aposentadoria.

Mantenha seus aplicativos a atualizados

Mesmo os que odeiam a Microsoft têm que admitir que a empresa vem fazendo um trabalho admirável atualizando seus sistemas operacionais em um período de tempo razoável. Por causa disso, muitas das fraquezas de um PC não estão mais no SO, mas sim nos aplicativos de terceiros. Enquanto a Microsoft atualiza seus próprios produtos no Windows Update, ela não faz nada sobre o resto. Com literalmente dúzias de aplicativos que precisam ser checados por atualizações toda semana, acho que você já deve ter entendido onde mora o problema. É por isso que nós usamos o Secunia PSI Scanner (www.secunia.com). O aplicativo gratuito roda em segundo plano e verifica seus aplicativos instalados e plugins com atualizações disponíveis e então fornece o link de onde baixar a atualização. A última versão (beta) vai até instalar alguns dos updates para você. A empresa também oferece um scanner online, mas nós não recomendamos porque ele funciona em Java.

O app gratuito Secunia vai monitorar dúzias de aplicativos instalados na sua máquina procurando por atualizações de segurança disponíveis.

Continue Lendo …  direto do GIZ

Sobre CASSIODEAS

Ser diferente é ser igual hoje em dia!
Esse post foi publicado em Coisas Úteis, Informativomática e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s